email para contato:

andre.matao@gmail.com
Caso tenha interesse na criação de cachorros pug, visite nosso blog www.canilpuppymatao.blogpot.com.br ou canal do youtube: http://www.youtube.com/channel/UC7qpX5S04J2Hkc-ROd1sB-A

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Máquina de limpar sementes

"Máquina" de Limpar Sementes 
Soprar as cascas não é muito recomendável para a saúde. A tarefa de limpar a mistura é feita pelo peneirar as sementes e cascas. A máquina poderá ser muito útil para um criador médio. 
A máquina apresentada não passa de um conjunto de tubos em plástico PVC acoplados a um secador de cabelo que tem como função soprar as cascas das sementes. 
Garantiram-me que funciona é barata, fácil de construir e funciona para a mistura de canários. As sementes limpas são separadas das cascas.
Vou partilhar com todos vós o projecto de autor desconhecido da "Máquina" de Limpar Sementes.
Esquema de montagem e acoplagem de todos os elementos referidos no quadro  anterior. 
Não é necessário qualquer tipo de cola. 
Os tubos encaixam, nas forquilhas ,curvas e meias curvas. 
Esquema de montagem



 

A máquina pode ser fixada a uma parede, colocando dois recipientes para recolher separadamente cascas e sementes. A regulação da entrada da mistura de sementes pode ser feita conforme o diâmetro da saída do funil.
Lista de material


Quantidade
Material
Objectivo
1,5 m 
de tubo em PVC de 40 mm  de diâmetro 
construção do circuito ou corpo da máquina
3
meias curvas de 40 mm de diâmetro
construção do circuito ou corpo da máquina
2
curvas de 40 mm de diâmetro
construção do circuito ou corpo da máquina
2
forquilhas de 40 mm de diâmetro
construção do circuito ou corpo da máquina
1
funil em plástico
entrada da mistura sementes  suja
1
secador de cabelo
fornecer ar para separar cascas e sementes

Em Portugal os tubos e as curvas em PVC de 40 mm de diâmetro podem ser encontradas nas casas de materiais de construção e ou canalização nas lojas Maxmat, Aki, Leroy e Merlin, Mestre Maco e outras do género na secção de artigos de canalização. (Passe a publicidade ! ).
Um dos inconvenientes detectados são as cascas da semente de aveia, não são separadas para o lado das cascas devido ao seu peso , sendo necessário efectuar várias passagens para obter uma maior eficácia na sua separação. No entanto penso que vale a pena o esforço de construção da "Máquina".
Um orçamento aproximado de 10 euros para tubo e curvas. Um secador de cabelo barato e um funil de plástico são materiais que se tem em casa, servem para experimentar a máquina.
A máquina fixada a parede e com a saída do funil devidamente afinada para controlar a velocidade de queda e separação das sementes. e cascas. Contribui para facilitar a tarefa de limpar e reciclar a mistura de sementes.Fonte: http://canarilalmada.com

OBS: O projeto por incrível que parece é português. As "meia curvas" são curvas de 45 graus. Para quem não fornece aveia com casca aos pássaros, o único problema detectado são as cascas de girassol miúdo, onde aproximadamente 20% delas não são separados, contudo para os criadores mais exigentes seria necessário pelo menos duas passagens. A máquina é simples e pelo custo/benefício  vale a pena conferir. Depois de pronta a máquina ficou assim:
 
 


 Fotos da máquina de limpar sementes utilizada no Criadouro Matão - Calopsita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário